PASTORAL

Universitária

A Pastoral Universitária é um serviço destinado ao cuidado de toda comunidade acadêmica, sendo parte integrante das atividades e da estrutura do Centro Universitário, tendo seus fundamentos na Missão e nos Valores da própria instituição, transparecendo o modo de ser do Centro Universitário em todas as suas ações.

Assim como todo o Unisagrado, as atividades da Pastoral têm “como prioridade a ação formadora de valores cristãos, permeando toda vida acadêmica, administrativa e comunitária, assegurando o pluralismo cultural e os propósitos da comunhão de ideais e da convergência de esforços, imprescindíveis à vida em sociedade”. (Plano de Desenvolvimento Institucional, 2011, p. 24).

O objetivo da Pastoral é Evangelizar a comunidade acadêmica (direção, coordenação, professores, estudantes, colaboradores e comunidade externa) pelo Anúncio de Jesus Cristo e do Reino de Deus, por meio da busca contínua da Verdade, da promoção do diálogo entre Fé e Razão, e da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus segundo o carisma de Madre Clélia Merloni.

Para atingir seu objetivo, dinamiza suas ações em contínuo diálogo com a comunidade acadêmica de modo que todos se sintam acolhidos e participem de forma ativa, criativa e efetiva na realização da missão do Centro Universitário. Atua em parceria com os vários segmentos e projetos do Centro Universitário, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão, assim como em todos os trabalhos realizados, promovendo a comunhão entre todos, favorecendo a construção e a consolidação da comunidade acadêmica.

As ações evangelizadoras são desenvolvidas de forma sistemática, orgânica, progressiva e permanente, podendo utilizar diferentes modos de atuação. Deste modo, tem como eixos transversais: Identidade Cristã; Espiritualidade; Ensino, Pesquisa e Extensão; Ação Social e Comunitária.

 

O trabalho Pastoral é realizado por meio do diálogo e anúncio do testemunho de Jesus o Bom Pastor.