Encontro das Etapas de Formação da América Latina

De 21 a 23/07, aconteceu na CESC, em São Roque/SP, Encontro das Etapas de Formação da America Latina.

Imagem

Neste ano em que celebramos os 125 anos de fundação de nosso Instituto e o ano Vocacional Cleliano tivemos a graça de participar do IV Encontro das Formandas da América Latina. O mesmo foi organizado de forma orante e dinâmica para que pudéssemos aprofundar o tema que somos chamadas a vivenciar “Mostra-me Senhor os teus caminhos”. O encontro aconteceu em Ibiúna nos dias 21 a 23 e proporcionou momentos de oração, partilha, formação e integração entre as jovens.

Iniciamos o nosso encontro com uma animada Festa Julina que nos permitiu, já nesta primeira noite, nos aproximarmos uma das outras e desfrutarmos deste momento fraterno.

 Ao longo dos dias tivemos a oportunidade de refletir sobre “A vocação de Madre Clélia sob a mística da cruz” conduzida pela Ir. Heloísa que com alegria e entusiasmo nos falou sobre o esvaziamento interior que Madre Clélia viveu ao longo de sua vida e convida cada uma de nós suas filhas a viver; refletimos também sobre as Mídias Sociais e Evangelização aonde Ir. Vânia nos apresentou de forma simples e prática os benefícios  e os perigos dos ambientes digitais. Para isto usou também o  documento do Papa Francisco, CRISTO VIVE, onde Ele aborda esta questão. Tivemos a oração do Santo terço meditando momentos marcantes da vida da Bem-aventurada Clélia Merloni;  a Adoração Eucarística  nos levou a meditar o caminho Vocacional, o qual, cada uma é impelida a percorrer.

Para finalizar o encontro refletimos sobre a Felicidade, o que nos deixa felizes e o  Projeto de Deus para nós encontrarmos esta felicidade  através da Parábola do Semeador.

Louvamos a Deus com gratidão pela graça deste encontro, confiantes de que tudo que recebemos frutificará em nossos corações a seu tempo. Agradecemos a presença e o carinho de nossas queridas Ir. Márcia, Ir. Carmem e Ir. Cláudia que não medem esforços para nos oferecer o que há de melhor para nosso caminho formativo. Lembramos e agradecemos também as nossas  formadoras, Ir. Elisabete e Ir. Maria Inez  que prepararam para nós este momento formativo e fraterno. Agradecemos ainda ao Senhor que permitiu a cada formanda dar a sua valiosa contribuição neste encontro sendo presença alegre, acolhedora, oferecendo o melhor de si para que pudéssemos verdadeiramente viver um encontro fraterno. 

(Formandas da América Latina 2019)