DEIXEMOS nos envolver por ELE!

Espiritualidade do Coração de Jesus

Imagem

“Nós, Apóstolas, não devemos ter outro objetivo que a glória do Coração de Jesus”

Bem-Aventurada Clélia Merloni

A devoção ao Coração de Jesus, constantemente nutrida por Clélia, tornou-se a fonte da espiritualidade das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Nas constituições do Instituto lemos que a devoção ao Sagrado Coração, “consiste no amor, na imitação e na difusão do seu culto” (Art. 21).

O Coração de Jesus é a “embarcação que nenhuma tempestade pode naufragar”, “refúgio seguro”, é o coração manso e humilde que o próprio Jesus nos apresenta como lugar de descanso ao declarar: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”. (Mateus 11,28-29)

A espiritualidade do Coração de Jesus desenvolveu-se ao longo dos séculos na Igreja, a partir da contemplação do coração transpassado na cruz. O registro do Evangelho de João, cap. 19, indica a importância que o coração aberto ganhou na comunidade joanina. O fato também foi comentado por diversos padres da Igreja e outros santos ao longo do tempo. Mais tarde, Santa Maria Margarida, no século XVII, deu grande impulso à devoção propondo a imagem do coração de Cristo para fora do peito, coroado de espinhos e inflamado de amor, imagem que fazia parte de suas experiências de oração. Essa imagem acabou fazendo história e aprofundando essa espiritualidade. Com ela, iniciaram-se as práticas devocionais como as novenas da primeira sexta-feira e a entronização da imagem nos lares.

 

 

Muitas destas práticas estão ligadas às doze promessas do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida. Tais práticas devocionais devem nos ajudar a aprofundar a espiritualidade do Coração de Jesus. Pe. Joãozinho, SCJ[1], nos lembra que “o primeiro grande efeito é a experiência do amor de Deus, de quem somos filhos amados. E esse amor não nos abandona; pelo contrário, acompanha-nos sempre. Jesus, quando voltou para o Pai, deixou-nos uma grande promessa: “Estarei convosco todos os dias até o fim”. Essa é a certeza: Deus está conosco”.

A espiritualidade do Coração de Jesus é uma afeição particular à pessoa de Jesus representado na imagem do coração aberto, onde podemos entrar e permanecer para dele aprender a ser manso e humilde. Assim, a espiritualidade torna-se um jeito de viver, completamente imerso no amor do Senhor que nos leva a amar como Ele amou.

Ser devoto, pode ser entendido como estar todo voltado para, ou seja, com os afetos do coração direcionados ao objeto da devoção. Logo, a devoção ao Coração de Jesus ultrapassa as práticas devocionais, que a alimentam e manifestam, para tornar-se um caminho de imitação, de seguimento de Jesus que é cuidador, acolhedor, perdoador...

O lado aberto de Cristo é um convite a entrar, permanecer, deixar-se amar e ser enviado a testemunhar Seu amor.

Deixemos nos envolver por Ele!

 


[1] Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/sagrado-coracao-mais-que-uma-devocao-uma-espiritualidade/. Acesso em 15 set. 2020.