Serviço de Animação
Vocacional (SAV)

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) tem como missão ajudar os jovens a “descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um...” (Doc. de Aparecida, 314), levando-os a responder o chamado como discípulos e missionários de Jesus Cristo.

O acompanhamento vocacional é um processo que acontece, normalmente, ao longo das seguintes etapas:

Esta etapa acontece progressivamente e simultaneamente em três dimensões: a dimensão humana da vocação – chamado à vida, a ser pessoa; a dimensão cristã da vocação, assumindo a vivência do compromisso batismal; a dimensão eclesial da vocação, ser discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Nesta etapa o principal agente é o Espírito Santo e a própria vocacionada. A tarefa do animador é auxiliar de forma personalizada o vocacionado, tendo presente a pedagogia de Jesus apresentada nos Evangelhos, a identificar as motivações, a sondar as intenções, alertando para a radicalidade e a seriedade da opção.

Esta é a etapa da sensibilidade do acompanhante que supõe a possibilidade da descoberta de outras perspectivas, observando os sinais genuínos de vocação, alimentados numa visão de maior eclesialidade, onde é grande a variedade de dons e carismas, podendo levar a vocacionada a perceber que existem outras possibilidades, outras alternativas.

Esta etapa tem como objetivo “acompanhar o vocacionado no processo de opção vocacional consciente e livre”. É orientado de modo particular, mesmo que não exclusivo, os jovens que manifestam interesse em seguir Jesus Cristo na vida religiosa consagrada.