ETAPAS DE FORMAÇÃO

As etapas para a formação das candidatas para as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus destinam-se em acompanhá-las na descoberta e resposta ao seu chamado batismal para se tornarem discípulas do Reino de Deus.

Conscientes de serem portadoras do Carisma recebido pela fundadora, Madre Clélia Merloni, as Apóstolas empenham-se em acompanhá-las no caminho vocacional da Congregação e oferecem as jovens desejosas de seguir a Cristo a possibilidade de conhecê-lo mais profundamente.

 

A jovem que sente o convite de Jesus para dizer "SIM" como Apóstola do Seu Sagrado Coração, inicia o seu caminho como pré-postulante.

A Congregação acolhe com alegria as jovens que manifestam o desejo de discernir a possibilidade de um chamado à vida religiosa.O acompanhamento espiritual é oferecido neste período, para aquelas que a Congregação sente estarem preparadas para iniciar esta jornada.

O postulado é a primeira etapa da formação prescrito pelas Constituições. É um período de crescimento humano e espiritual, em que a candidata, atraída pelo amor de Jesus e pela beleza do dom total de si para seguir o Evangelho, procura crescer em sua vocação e amizade com o Senhor.

É uma época em que tanto a candidata como a Congregação podem verificar a autenticidade da vocação à vida religiosa.

O noviciado é o tempo de iniciação à formação de vida que Jesus abraçou e propôs no Evangelho. É organizado de tal maneira que as noviças sejam mais capazes de tomar consciência de sua vocação religiosa, experimentar o estilo de vida proposto pela Congregação e formar-se no carisma.

Esta etapa de formação oferece a noviça a oportunidade de conhecer e experimentar a beleza e as exigências da vida consagrada através da interiorização dos Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência e de uma experiência cada vez mais profunda em Deus.

O juniorato, última etapa da formação inicial da Apóstola, coincide com o período dos votos temporários e normalmente dura entre cinco e nove anos. A Irmã continua a internalizar os valores já aprendidos e a integrar sua formação humana e espiritual com a preparação cultural e profissional, juntamente com a experiência apostólica.

Este período formativo visa preparar a Irmã em votos temporários para o dom total de si para Deus na profissão perpétua dos votos como Apóstola do Sagrado Coração de Jesus.

A formação continuada é uma parte importante da vida de uma religiosa consagrada.

Cada Irmã é chamada a usar os recursos disponíveis da Igreja e da Congregação para crescer espiritualmente, intelectualmente, pessoalmente e aprofundar a vivência do carisma.

“Jesus te convida a renunciar a si mesma,
tomar a sua cruz e segui-lo.”


Madre Clélia Merloni