O carisma com o qual a Congregação se expressa na Igreja, deve ser interiorizado e vivido por todas as Apóstolas.

João Paulo II, na celebração do primeiro Centenário do Instituto, em 1994, disse às Apóstolas:

“O vosso carisma na Igreja é o de adorar e tornar conhecido o Sagrado Coração de Jesus, anelando ao amor perfeito a Deus e exercitando, de maneira toda particular, o testemunho da caridade entre os homens, como dom da generosa solicitude do Pai Celeste para com todos os seus filhos.”

Na contemplação do Coração de Cristo, Fonte do Amor, as Apóstolas são enviadas e impelidas a evangelizar com a palavra e a vida, o Amor misericordioso de Deus, tornando-se:

A Apóstola do Sagrado Coração de Jesus é chamada a ser no mundo e para o mundo a presença do Coração terno e misericordioso de Jesus, que ama, acolhe e se põe a serviço do irmão que sofre.

Empenha-se a dar a própria contribuição à nova evangelização. Diante dos desafios do mundo contemporâneo, ela testemunha Cristo, único Salvador da humanidade, mediante uma vida autenticamente evangélica e fiel serviço apostólico, também na missão ad extras.

“Aprendamos a ser Apóstolas não só de nome, mas segundo o espírito dos Apóstolos... O zelo não é somente dever dos Apóstolos, mas é o dever de cada cristão: é a consequência prática do grande preceito da caridade.”


Assinatura Madre Clélia Merloni.